top of page

MANUTENÇÃO

Ao realizar a manutenção preventiva com a Boldor Serviços Mecânicos, além de economizar em combustível e com reparos inesperados, você assegura o bom funcionamento do seu veículo e suas condições ideais de segurança.

        REVISÃO
 

 

 Assim como vamos ao médico verificar o nosso estado de saúde fazendo uma bateria de exames para encontrar algo de errado, o mesmo deve ser feito com o nosso automóvel. É preciso que preventivamente, ele seja levado a um mecânico de confiança para a devida revisão.

 

 Entende-se assim, que revisão é a averiguação de todos os circuitos e peças do automóvel, a fim de saber se eles estão funcionando de forma regular e, assim, mantê-los.

 

 A revisão é a responsável pelo desempenho adequado do carro e por precaver o desgaste

das peças do automóvel, e, consequentemente o seu tempo, dinheiro e problemas serão poupados. Para uma vida útil prolongada, recomendamos avaliar o seu automóvel periodicamente  e com a revisão em dia a segurança de sua família estará garantida, além da economia do seu combustível, contribuindo assim para o meio ambiente.

 

 Então, quando executar a revisão preventiva? Esta seria a pergunta de muitos proprietários de automóveis, sendo que esta informação está no manual, de acordo com cada modelo. O prazo de validade da revisão pode depender da quantidade de quilômetros rodados ou pelo tempo de uso do veículo. A respeito da revisão por quilometragem é recomendável que seja feita após 10.000 km rodados. Com relação ao tempo é recomendável que a revisão seja feita no período de um ano, porém, se você não tiver nenhum controle sobre a quantidade de quilômetros rodados pelo automóvel, é importante que você o leve a cada seis meses para realizar o devido check-up.

       SUSPENSÃO
 

 A suspensão tem como finalidade dar estabilidade ao conduzir o veículo, trazendo também conforto aos ocupantes. Com a suspensão danificada, a condução do carro fica insegura e com barulhos desagradáveis. A direção com amortecedores defeituosos acaba comprometendo o conforto e principalmente a segurança do motorista e dos passageiros. 

 

 Os amortecedores são as principais peças do sistema, e tem como finalidade absorver impactos, sem transferi-los para as buchas e articulações do conjunto de suspensão. 

 

 Recomendamos para que a manutenção preventiva da suspensão seja feita pelo menos a cada 10 mil quilômetros rodados. A manutenção preventiva da suspensão é ideal para detectar problemas em fase inicial e assim evitar que outras peças sejam afetadas. Desta forma, você vai minimizar muito os custos com substituição de peças, além de garantir conforto e segurança na condução do veículo. A suspensão em bom estado de conservação oferece maior estabilidade para o veículo executar manobras nas curvas e frenagens. A suspensão também faz parte das revisões periódicas, com sua devida importância, no intuito de mantê-la sempre sem folgas ou barulhos.

 

 A suspensão em más condições interfere diretamente nos pneus, que correspondem aos primeiros componentes do veículo a mostrar um sinal de que alguma coisa está errada. É importante frisar que o desgaste irregular dos pneus são causados pela ineficiência do sistema de suspensão, sendo impossível manter a simetria das rodas antes da correção do defeito.

       
           FREIOS
 
 
O bom funcionamento dos freios exige cuidados no uso e uma manutenção periódica. A devida manutenção se faz através da verificação do nível e tempo de uso do fluido de freio e do material de atrito – as pastilhas, no freio a disco, e as lonas, no sistema a tambor.
 

 O óleo de freio é um líquido sintético com a característica de ser indeformável que circula pela tubulação e transmite a pressão que aciona as lonas e pastilhas contra os tambores e discos. 
 

  Com relação às pastilhas de freio, existem algumas que avisam o momento da troca. Quando estão gastas, o indicador de desgaste produz um som agudo, outras possuem um sensor que sinaliza com uma luz no painel. Para as pastilhas sem indicador, há uma abertura para inspeção na pinça, em que é possível observar o quanto ainda resta. O ideal é fazer a verificação do estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.
 

 Recomenda-se que as lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados.
 

 Além da manutenção, alguns cuidados básicos podem prolongar a vida útil dos freios de seu carro: Evite o usar o freio de forma brusca, pise progressivamente e com antecedência e ao acioná-los em descidas procure estar sempre com uma marcha engatada, isso evita o desgaste das pastilhas e discos.
 

bottom of page